Cenas do próximo capítulo!


Livros, livros e mais livros!!!

10 de outubro de 2008

O jeitinho brasileiro

"Não dizer a verdade é uma forma mais “tranqüilizadora” de mentir, mas igualmente desonesta."

O Honesto sempre ganha. As meninas do ‘Executiva do Lar’ postaram este texto dia 04 de Outubro. Somente hoje o li e por coincidência, meus colegas do trabalho e eu estávamos falando a respeito disso mais cedo. Não exatamente de 'não dizer a verdade', mas de sempre existir alguém que faz alguma coisa em prejuízo de outrem e acha que é o melhor por causa disso.

Acabamos chegando ao famoso "jeitinho brasileiro", usado em todos os aspectos da vida social, trânsito, supermercado, fila do banco, etc. Nós vemos tanto as coisas dando certo para quem burla o método e usa do jeitinho (amizade, esperteza e demais) que acabamos nos achando burros por não usar do mesmo ardil. Ora, quem é honesto, quem não se vale de atalhos, quem faz a coisa certa e como deve ser feita acaba se sentindo (e sendo rotulado de) um "Zé Mané" e usando da desculpa de que todo mundo faz isso mesmo. E aí, quando nós lemos um texto como o postado pelas Executivas do Lar, sentimos aquela pontada: Peraí, o que eu estou fazendo? E quem está fazendo certo?

Em muitas áreas da vida, eu sempre penso o seguinte: Faça a sua parte e deixo o outro fazer a dele. Se não deu certo por qualquer motivo, você fez o que podia, o que estava ao seu alcance, a sua parte. O que é que vale mais do que a consciência tranqüila?

2 comentários:

Anônimo 10 de outubro de 2008 às 15:40  

Pois é, Bê
Eu odeeeeeeio essa história de "jeitinho brasileiro"!!!Gggrrhhh
Mas é como você disse, cada um tem que fazer sua parte e pronto! E esperar que a próxima geração olhe pra esses "espertos" de hoje e os achem tão ridículos como a gente acha. Assim, quem sabe, isso mude no futuro.

Anônimo 31 de março de 2009 às 17:15  

Concordo, sou a favor da Regra de Ouro, "Faça aos outros aquilo que gostaria que fizessem com você!", isso nunca dá errado, para mim, os outros é que são Zé Manés...
Bjks

Related Posts with Thumbnails
"Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve e a vida é muito bela para ser insignificante."
(Charles Chaplin)

  © Blogger Template by Emporium Digital 2008

Back to TOP