Cenas do próximo capítulo!


Livros, livros e mais livros!!!

21 de outubro de 2008

Reforma ortográfica: WTF?

Eu não sei se foi por pura falta de informação geral, se foi pela cobertura exaustiva da imprensa do (triste) acontecimento das meninas de Santo André, se foi por culpa minha mesmo (que não tenho mais assistido a quase nada na televisão), ou se foi tudo isso junto, mas só agora consegui ler alguns textos a respeito da reforma ortográfica assinada em 1990 (!!!) pelo Brasil e demais países falantes da Língua Portuguesa. De 1º de Janeiro de 2009 até 31 de Dezembro de 2012, ambos os sistemas serão aceitos no Brasil. Encerrada a fase de transição, passa a valer exclusivamente o novo sistema ortográfico unificado, bla bla bla...

Para quem quiser saber mais a respeito das mudanças, aí vão alguns links:

No fórum do PDL tem um link, postado pela Jess, para este livrinho muito interessante, em formato pdf;

O blog Lendo.org postou aqui a respeito de como as mudanças afetarão os concursos públicos e os vestibulares;

Também a Veja, o site HowStuffWorks e a Folha Online têm (ou tem, ou quem sabe ainda teem) matérias interessantes sobre a reforma ortográfica.

Na matéria da Folha Online há uma citação curiosa do embaixador Lauro Moreira, representante brasileiro na CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa). Segundo ele, "a ortografia se torna mais simples, mas não cumpre o objetivo inicial de padronizar a língua".

Ainda, o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vilaça, afirma: "Hoje, é preciso redigir dois documentos nas entidades internacionais: com a grafia de Portugal e do Brasil. Não faz sentido". Mas faz todo sentido exigir que quase 185 milhões de brasileiros (sem contar as populações dos outros países) se adaptem a uma nova ortografia, sendo que a grande maioria deles não vai nunca precisar escrever uma carta ou o que quer que seja a pessoas desses outros países.

Particularmente, não acho que vá haver melhoras significativas nas comunicações entre os países. É esperar para ver.

2 comentários:

Surtada 21 de outubro de 2008 às 11:06  

Oi, eu sou a Laura do PDL, e vim fuçar aqui... hauheuheu. Seu blog é tão arrumadinho e as coisas que vc escreve são tão informativas que dá até vergoha de mostrar o meu blog... Hauhuehueh. Lá eu só escrevo minhas revoltas com o mundo a minha volta...
MAdorei mesmo!!!

Anônimo 21 de outubro de 2008 às 17:15  

Eu acho que o objetivo nessas mudanças é sempre facilitar a vida das pessoas. Pra gente que já está acostumado a colocar acento aqui e ali deve mais é complicar, mas pra quem tá aprendendo agora já são outros 500..
Pra mim só de não ter mais que colocar trema em cima da palavra Linguística já tá de bom tamanhp =D

Related Posts with Thumbnails
"Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve e a vida é muito bela para ser insignificante."
(Charles Chaplin)

  © Blogger Template by Emporium Digital 2008

Back to TOP