Cenas do próximo capítulo!


Livros, livros e mais livros!!!

13 de fevereiro de 2009

Grasse - Capital Mundial do Perfume


Oi gente,

Estava dando uma olhada nos comments de vocês (obrigadaaa, adoramos ler os commentizinhos de vcs ^^) e ví o do Moisés Lara que é super-interessado em perfumes e fragrâncias e me lembrei de uma cidade fofa que visitamos em Maio de 2008 lá no sul da França, mais exatamente nos Alpes-Marítimos, chamada Grasse.

Grasse (que fica ali pertinho de Cannes) tem sido a cidade do perfume desde o século XVII, e hoje em dia é conhecida como a capital mundial de perfumes, devido à importância dada à cultura de flores (favorecida pelo micro clima da região) e do desenvolvimento industrial. Para se ter uma idéia a cidade é responsável por 2/3 do total da produção francesa de perfumes empregando 2.700 pessoas e todo ano ela recebe milhaares de pessoas (incluindo eu e Belita ^^) para visitar suas lojas de perfume, museus de perfume e fábricas de perfume (ufa!), fora a cidade em si que é um encantoo e tem uma estrutura muito boa para atender todos estes turistas.

Existem em Grasse 3 tradicionais fábricas de perfumes que vale super a pena conhecer. São elas: Fragonard (desde 1782), Galimard (desde 1747) e Molinard (desde 1849). Todas abrem suas portas para os turistas com visitas guiadas onde é possível ver desde a matéria-prima ao perfume finalizado. Quando a visita termina os turistas são encaminhados para a lojinha da fábrica onde podem adquirir os produtos que viram sendo feitos, o que é super-interessante.



Nós gostamos bastante de Grasse, ela tem um ar bem tradicional, bem provençal e chiquérrimo francês. Ao chegar, fomos procurar o Oficce de Tourisme que nos deu vários panfletos incluindo um que adoramos chamado Circuit du Centre Historique, que traz um mapa da cidade marcado por vários pontos (tanto no mapa quanto na própria cidade) que você vai seguindo e descobrindo os locais histórico-turísticos dessa cidade linda. Além disso tem um trenzinho patrocinado pelo Fragonard que percorre a cidade (uma boa pra quando vc já esta cansado de andar ^^).

E tem as lojinhas, claaaaro!! Nós visitamos a loja da Molinard que é um luxo, chiquérrima e com a possibilidade de fazer um perfume exclusivo seu. Visitamos também a fábrica e a loja da Fragonard e adoramos a lojinha dela, o atendimento é muito bom e os perfumes/essências/fragrâncias são uma delícia (adorei o de freesia).

Depois desse tour por uma cidade linda e cheirosa gostaríamos de saber de vocês 3 cheirinhos que mais marcaram e, se quiserem, em que momento foi!

Bjos!

Paulinha

Mais informações aqui, aqui e aqui.

7 comentários:

Queen P 14 de fevereiro de 2009 às 21:04  

Selinho para ti no meu blog!
Beijinhos,
Queen P

Moisés Lara 15 de fevereiro de 2009 às 16:53  

Grasse é uma cidade maravilhosa, especialmente para quem é apaixonado por perfumes.
Eu estive lá e guardo muitas saudades!
Pensando nisso eu também me lembrei de um lugar muito simpático, pertinho de Paris e escrevi um pouquinho sobre ele. Passe lá no blog dar um olhadinha.
Beijos

ღ P®ï em Formล ღ 16 de fevereiro de 2009 às 02:51  

Passando pra avisar que terá sorteio no meu blog inscrições de 16/2 a 21/2/2009, o que será sorteado? Um super kit de tratamento com shampoo e mascara da mix use!
http://www.priemforma.com/?p=459
Inscreva-se

Anônimo 17 de fevereiro de 2009 às 13:27  

Oi Paulinha!

Ah, Grasse... Que saudades!
Visitei a cidade há dois anos, e pretendo re-fazer o circuito das perfumarias entre junho e julho.
Citarei 3 perfumes que marcaram minha viagem ao local:

- O fabuloso Soleil, de Fragonard,
- Violette, da coleção Les Fleurs, de Molinard,
- e o suave Brindille, de Galimard.

Pretendo escrever sobre as 3 fragrâncias muito em breve, no Perfumes & Etc.


Mil beijinhos,



Gaelle.

Paulinha 17 de fevereiro de 2009 às 14:51  

Queen P.: Obrigada pelo selinho, adoramos!!

Moisés: Que charmee! Paris é muito bonita mesmo, mas fiquei só 3 dias lá, não deu para passear pelos arredores =( Fica a dica pra prx viagem ^^

Pri: Obrigada por informar sobre o sortei, já corri lá pra conferir!

Gaelle: Chiquerrima a cidade, hein?! Adorei seu blog!!

Anônimo 16 de janeiro de 2010 às 23:06  

Olá a todos,
Gostaria de saber como fazer para trabalhar na Ville de Grasse no período de colheita de flores. Sei que a mão de obra lá é escassa nessa época.
Se alguem souber onde devo procurar fico muitíssimo grata. :))))

Meu e-mail é mairabio80@yahoo.com.br

Muito obrigada !!!!!!!!!!

Bjs, Maíra

Belita 19 de janeiro de 2010 às 20:11  

Oi Maíra.

Infelizmente não temos mais informações a respeito da cidade. É linda e vale muito a pena conhece-la, mas fomos como turistas.

Você já visitou o site da cidade e das fábricas para verificar a época da colheita e como eles fazem esse trabalho? Pode ser que haja alguma dica para trabalho.

Te desejo sorte. Deve ser lindo ver os campos cheios e uma experiência e tanto trabalhar nisso.

Bjos!

Related Posts with Thumbnails
"Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve e a vida é muito bela para ser insignificante."
(Charles Chaplin)

  © Blogger Template by Emporium Digital 2008

Back to TOP