Cenas do próximo capítulo!


Livros, livros e mais livros!!!

16 de fevereiro de 2009

Kokeshi, as famosas bonecas japonesas.

Paula e eu (e nossa irmã mais nova, Lala) somos superfãs de coisas cute, e também da cultura japonesa (cute+japonês=kawaii!). Uma coisinha fofa que une essas duas "paixões" são as bonequinhas japonesas de madeira, conhecidas como Kokeshi.

Segundo o Wikipedia, as kokeshi são originárias do norte do Japão. Começaram a ser fabricadas no período Edo (entre 1600-1868) e, atualmente, dividem-se em duas "versões": a tradicional (Dento) e a moderna (Shingata).

As kokeshi Dento obedecem a um padrão particular, dependendo da região de origem (que são 11). Já as Shingata têm padrão livre e foram desenvolvidas no pós-guerra (II Guerra Mundial).

Em comum, ambas as versões tem as cabeças grandes e não possuem braços ou pernas. Geralmente são pintadas com motivos florais (como estampas de quimonos) .

Fato interessante (e triste) sobre o significado das kokeshi:

"Os japoneses, especialmente da Ilha de Okinawa adotaram o costume de usar a boneca em cerimônias de enterro ou crematório de seus entes queridos. Crianças com morte prematura, ou antes de completar os 12 meses de idade, teriam sua alma fixada nas tradicionais bonecas, para que não se sentissem perdidas na situação de "além da morte". Os familiares mantém a boneca sobre os lápides ou em casa quando o corpo é cremado. Sob a justificativa de alegrar o espírito da criança que está retido na boneca, é tradição oferecer frutas, doces, brinquedos e origami mensalmente no dia da morte da criança, evitando assim azar ou maldição."

Apesar disso, as Kokeshi são um símbolo de boa sorte, um amuleto mesmo. Daí que bonecas Kokeshi são lembrancinhas perfeitas para um aniversário de quem curte cultura japonesa. Imagina coloca-las todas juntinhas, enfeitando uma mesa cheia de deliciosas comidinhas japas! Huuum!!!

Bom, aqui vão alguns links MARA com Kokeshi:

Comprar:
- Kokeshi Club: site que vende as bonecas. São 24 modelinhos, uma mais fofura do que o outro, cada uma com um significado, nome e corzinha diferente. Quero todaaaas!!!

- Kokeshi.com: também vende as bonecas, com uma grande variedade (chaveiros, etc), inclusive kokeshi masculinos, de samurais (lindos demais!).

- Tanaka Nippon House: mais bonequinhas! ^.^v

Idéias:
- Banana Craft: A Daniele é uma super-prendada que pinta, borda e costura maravilhas e dá dicas de tudo isso no seu blog. Lá tem várias coisinhas que a moça já fez inspirada nas kokeshi.

- Nanda Correa para Camiseteria: estampa lindaaa da artista Nanda Correa para a loja Camiseteria! Ela me avisou por email que o pessoal do Camiseteria ainda vai informa-la se a estampa vai ser impressa nas camisas e postas à venda. Ela sugeriu ainda que quem se interessar pode mandar emails para o Camiseteria e fazer uma "pressão". Vamos lá!

- Janaína Machado: a Janaína faz bolsas e outros acessórios, e tem uma estampa com kokeshi que é um show! Essa necessaire com patchwork e a tal estampa com kokeshi é a coisa mais linda do mundo!!! Meu sonho de consumo! Eu super recomendo dar uma "passeada" pela loja virtual dela! Tudo muito lindo e de qualidade!

Download:
- A print a day: a Yasmine é uma design americana que cria kit para scrapbooking, entre outras milhares de coisas lindas. Aqui no link vocês encontram papéis de carta e cartõezinhos com Kokeshi para impressão. É só fazer o download e agradecer a Yasmine.

- Stephanie Fizer no Etsy: a Stephanie tem coisas lindas inspiradas nas kokeshi. Desde marcador de livro, até listas e cartões para imprimir. É só comprar o arquivo (por 5,00 dólares), que ela envia para o seu endereço de email cadastrado na hora da compra e você imprime quantas vezes quiser! O máximo isso! E eu amo o Etsy!

História:
- Kokeshi Designs: site gringo de venda das bonequinhas. Tem muuuita coisa. A área de História é ótima. (em inglês)

- Tokyo Club: site de lifestyle do Japão. No post do link, o pessoal falou um pouquinho da história das kokeshi e de como elas são vistas hoje no Japão. Recomendo para quem gosta de cultura japonesa. As imagens do post foram tiradas deste site. (em inglês)

Uau, esse post já está enorme! Vou ficando por aqui, girls. Espero que tenham gostado das fofíssimas kokeshi!

Há ainda uma bonequinha que eu amooo, as famosas Matrioskas russas, que merecem um post também. Falo delas depois!

Beijos!

3 comentários:

BananaCraft 16 de fevereiro de 2009 às 12:05  

Obrigada, meninas :)

Jana Machado 16 de fevereiro de 2009 às 18:50  

OLá Belita! fico mto feliz com a sua atenção e pela dica sobre meu trabalho. Transforme seu objeto de desejo em realidade! UM BJ e felicidades a vc e às seguidoras do seu BLOG!

Anônimo 20 de fevereiro de 2009 às 13:28  

Belita!!!
...muito obrigada por falar da "minha kokeshi"!!!...muito sucesso pro seu blog!!!...vou adcionar seu o link lá no meu... posso?!
beijocas
Nanda

Related Posts with Thumbnails
"Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve e a vida é muito bela para ser insignificante."
(Charles Chaplin)

  © Blogger Template by Emporium Digital 2008

Back to TOP