Dicas para dormir e acordar melhor!
Particularmente, dormir não é um problema para mim! Adoro minha caminha, com meus lençóis gostosinhos e até que pego no sono bem rápido.
O problema, queridas colegas, é acordar com disposição no outro dia!
Talvez muitas de vocês passem por essa situação: você foi dormir no seu horário habitual, mas no outro dia de manhã, o despertador toca e você coloca na soneca (benditos 5 minutinhos!), daí ele toca de novo e você vai pra soneca de novo. Até que chega uma hora que você TEM que se lavantar, mas tudo o que você queria era poder dormir mais, muito mais.
Levantar atrasada é péssimo para o schedule diário. Tudo dá errado e você acaba pulando etapas importantes do começo do dia, como um bom café da manhã e até mesmo passar o protetor solar. Fora que o estresse de não saber se você vai chegar ao seu compromisso/trabalho/aula/etc a tempo transforma o humor e deixa o dia bem azedo, né?
Li essa matéria da Allure e adorei todas as dicas e por isso vim compartilhar com vocês o achado.
A repórter Cara Birnbaum separa as dicas em 04 etapas, que podem ser assim interpretados: Entrando no clima, Caindo na ação, Comer para ter energia e Colapso pós-almoço. São dicas bem interessantes, mas vou postar só algumas delas, tá?
Entrando no clima:
- A nutricionista nova-iorquina Joy Bauer recomenda um pequeno lanche rico em carboidrato e proteína 2 horas antes de dormir. Estes nutrientes irão estimular a serotonina, regulador do sono. Uma xícara de leite (desnatado) com mel é uma ótima sugestão!
- Esfriar o ambiente (e o seu corpo) é uma solução para conseguir um sono revigorante, segundo a psiquiatra Sara Mednick, autora do livro "Take a Nap! Change your life." Eu prefiro o quarto frio e meu edredon quentinho, hehe.
Acordando:
- Escolha um alarme gradativo, ou uma musiquinha suave que te deixe de bom humor (eu uso Jason Mraz - I'm yours). Sons bruscos e estridentes são uma tortura para o cérebro, que ainda está, literalmente, acordando.
- Evite claridade enquanto estiver ainda tentando dormir. A ida rápida ao banheiro iluminado também faz baixar os níveis de melatonina e daí pegar no sono de novo pode lhe custar alguns preciosos minutos.
- Não adie a hora de levantar! A soneca repetida causa sono interrompido e acaba deixando rastros durante todo o dia.
- Naqueles dias mais cruéis, tome um banho gelado! É bom para acordar! Melhor ainda se for com algum produtinho que tenha menta. Estudiosos americanos afirmam que a exposição a menta deixa as pessoas mais fortes, rápidas e atentas. Achei uns produtinho n'O Boticário (Gel Creme Hidratante), no L'Occitane (Óleo de Banho e Massagem Tonificante), na Natura (óleo Sève de Menta e Alecrim), na Empório Body Store (sabonete Morango e Menta).
Recarregando as energias:
- Comece bebendo muito água logo ao acordar! Segundo Susan Kleiner, autora do livro The Good Mood Diet, nós já acordamos desidratados. E a gente sabe que a desidratação causa moleza, reflexões lentos, etc.
- Recorra a nossa velha conhecida, a cafeína. Segundo a reportagem, 240ml de café pela manhã são suficientes para levantar qualquer pessoa (eu acho muuuito, mas tem gente que adora, né?). Não abusem, meninas!
- Não entre muito nos carboidratos pela manhã. Prefira alimentos ricos em proteínas (iogurte com granola, frutas, torradas e ovos, por exemplo).
Quando bate o sono do meio-dia:
- Caminhe. Faça algum exercício. Alongue-se. Ao menos 10 minutos de algum exercício vão fazer um diferença gigante no seu desempenho. Não lembro onde li isso, mas os polichinelos são altamente recomendados.
- Beba água. Muita mesmo! Mais do que o café. Aliás, o café é mais um paliativo, a água ajuda de verdade.
Não deixem de ver as outras dicas da reportagem aqui.
Me contem o que vocês fazem para se materem acordadas durante o dia (depois de uma noite mal-dormida).
Bjinhos!
1 comentários:
Amei esse post super informativo...linda semana, bj!
Postar um comentário