Cenas do próximo capítulo!


Livros, livros e mais livros!!!

4 de junho de 2009

Dica de livro: Senhora, de José de Alencar


A gente lê muito e fala bastante sobre livros de autoras estrangeiras (americanas e inglesas, principalmente). Daí que eu resolvi pegar esse livro com meu pai e dar uma chance a este romance brasileiro, bem antigo.

Senhora foi escrito por José de Alencar e publicada no Rio de Janeiro do Brasil Imperial, em 1875.

Conta a história de Aurélia Camargo, bela órfã pobre que recebe uma herança e torna-se a moça mais cobiçada da corte brasileira. A fortuna e a fama de Aurélia transformam-se na arma que ela precisava para vingar-se de seu único amor, o dandy Fernando Rodrigues de Seixas (eu curti esse nome, bem de galã, né?).

No Wikipedia, encontrei o seguinte sobre o livro: No livro o autor faz uma crítica a decadência de valores do Segundo Império. Através do romance entre Aurélia Camargo e Fernando Seixas, ele leva o leitor a refletir a respeito da influência do dinheiro nas relações amorosas e principalmente, sua influência nos casamentos da época. O romance divide-se em quatro partes, que correspondem às etapas de uma transação comercial: O Preço, Quitação, Posse e Resgate.

A princípio, pode parecer apenas um romance bobinho, mas a construção da personalidade, caráter e a evolução pessoal tanto de Aurélia, como de Fernando, são surpreendentes. Observem a divisão dos capítulos, onde o autor já mostra um pouco do sarcasmo, ironia e crítica presentes em todo o livro.

Não vou dizer que a linguagem é fácil, muitos adjetivos e palavras que não usamos há tempos complicam a leitura do livro, mas a narrativa é deliciosa e o fato de ser contada em 3ª pessoa amplia a possibilidade de conhecer tanto o "lado" de Aurélia, quanto o de Nando (gamei nele! ^.^v).

Comecei a ler o livro neste domingo e já estou viciada! Leio só antes de dormir, e algumas páginas na maior pena de acabar logo e ao mesmo tempo louca para saber o que é que vai acontecer, hehehe... normal, né? Tem hora que dá uma raiva absurda do Fernando, depois dá pena. Do mesmo jeito acontece com Aurélia. Juro que pensei um monte de nome feio para ela em um momento lá, mas depois morri de dó. Acho que isso também faz um bom livro, torcer de verdade e "virar a casaca" em algumas páginas, para daí a pouco voltar para o lado de quem você estava antes.

Senhora é o terceiro dos livros que fazem a trilogia chamada pelo próprio autor "Perfis de Mulheres". Os outros dois são Lucíola e Diva. Lembrei-me que essa trilogia foi transformada em novela (com algumas alterações) pela Rede Record, chamada "Essas Mulheres", em 2005/2006. Lembro também que assitia à novela e adorava a história de Aurélia e Fernando (as outras duas histórias não me cativaram muito). No papel de Aurélia estava a Christine Fernandes (muito linda ela, gente!), enquanto Fernando era representado pelo Gabriel Braga Nunes (ficou bem gato ele).

Indico para quem, como eu, é fã de Jane Austen (que é de 1815, mais ou menos) e de boas histórias com bons personagens. Livros de época escrito na época são os melhores, hehehe... já li muuuitos livros de época de escritoras americanas/inglesas atuais e nem se comparam. Gosto principalmente dos chamados "Regência", já que se passam em Londres/Inglaterra. Mas o livro do José de Alencar superou minhas expectativas até agora. Ainda falta metade do livro, vamos ver o que é que rola!

Links interessantes sobre a novela aqui, aqui e aqui. E sobre o livro aqui e aqui.

Bjinhos!!!

11 comentários:

Nata 5 de junho de 2009 às 00:02  

Ahh esse livro é incrível mesmo, eu li na oitava sério (vixi faz tempo! =/) heuheue mas eu adorei, preciso ler de novo! Ótima dica!

Diana Bitten 7 de junho de 2009 às 17:53  

Olha, eu não gosto da maioria do romancistas brasileiros antigos, mas Senhora é MARAVILHOSO!

Muito gostoso de ler e a estória te prende muito! O tempo todo você torce, espera, fica ansiosa, se questiona. Muito bom!

Só para discordar de você, eu até qu enão achei ESSE (especialmente) livro com uma linguagem muito difícil de ler não. Tem outros MUITO piores! Nossa!

Mas muito bacana que vc esteja lendo Senhora! Curta muito e boa leitura!

Laura 8 de junho de 2009 às 12:06  
Este comentário foi removido pelo autor.
Laura 8 de junho de 2009 às 12:07  

Senhora é meu livro favorito dos clássicos brasileiros (um dos únicos que li com prazer pra aula de Literatura) e reli muitas vezes.

E meu segundo favorito é justamente Lucíola!

Belita 8 de junho de 2009 às 20:54  

Oi meninas!

Pois é, concordo com tudo que vocês disseram. O livro é muito bom meeesmo!!!

Diana, realmente, tem uns livros por aqui que dá vontade de chorar de ler, hehehe...

Laiz 8 de junho de 2009 às 23:45  

Eu amo este livro! Precisei ler pra trabalho de literatura, amei!

Unknown 10 de junho de 2009 às 14:57  

Belitaaaa!!
Você falou da Jane Austen, eu sou completamente fã do Mr. Darcy (do livro Orgulho e preconceito) \o/.
Beijos!

Belita 10 de junho de 2009 às 16:03  

Oi, Ju.

Eu tb sou! Aliás, quem não é? Hahaha!!! Todas nós merecíamos um Mr Darcy for life!

Mas o Fernando Seixas me cativou. Acho que agora ele é o meu "mocinho" nº 2, pq o 1º é o Darcy.

Bjos!!!

... 2 de abril de 2011 às 23:05  

Muito legal, eu estava procurando a respeito deste livro até porque estamos com um novo projeto de blog e caiu como uma luva.
Quanto ao seu comentário sobre Jane Austen devo concordar pois adoro a escrita dela já que é da própria época em que as histórias acontecem...

Que tal dar uma passado no nosso blog e conferir todas as novidades que estão surgindo???
ele foi lançado dia 26 de mar 2011 e segue muito bem

acesse: http://www.paginaporpagina.wordpress.com

Raquely Caldeira 15 de junho de 2011 às 23:13  

Esse livro é a principal razão para eu querer cursar letras na faculdade.
Acho que isso é bastante para entender o quanto esse livro é importante para mim. Sou fã do José de Alencar ele construiu dois personagens únicos, maravilhosos e que dão uma lição de moral incrível.

Ana Paula 28 de agosto de 2012 às 10:33  

Ai meu Deus eu amo esse livro, é meu livro de cabeceira, li tanto que o exemplar que eu tinha da FTD se gastou todinho. To pensando em comprar uma nova edição rrsrs

Related Posts with Thumbnails
"Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve e a vida é muito bela para ser insignificante."
(Charles Chaplin)

  © Blogger Template by Emporium Digital 2008

Back to TOP