Cenas do próximo capítulo!


Livros, livros e mais livros!!!

26 de novembro de 2008

História da M.A.C


Eu adoro História e histórias (ou estórias, como deveria ser antigamente). Em agosto, quando comecei a ler blogs, aqueles que tratavam de assuntos de beleza, maquiagens e outros cosméticos foram os que mais chamaram minha atenção (apesar de eu ter começado com blogs de scrapbooking). Durante estes meses, li muito e sobre variados produtos e marcas, sendo que a M.A.C estava sempre lá entre eles, como uma das melhores – se não a melhor – fabricante de maquiagens e afins. Daí fiquei bastante curiosa a respeito dessa empresa e do por que dela ser tão famosa e tão conceituada. Pesquisei, e aí vai a biografia da M.A.C.

Senta que lá vem história!

A Make-up Art Cosmetics (M.A.C) nasceu em 1984 (alguns dizem que foi oficialmente em 1985) em Toronto, Canadá, fundada pelos parceiros Frank Toskan (fotógrafo e maquiador) e Frank Angelo (dono de uma rede de salões de beleza). Foi a necessidade, sentida por ambos, de maquiagens de melhor qualidade para os trabalhos fotográficos que fez com que Toskan iniciasse suas experiências (com ajuda de livros de química e de seu cunhado, Vic Casale) e trabalhasse em amostras de batons, bases e pós. Tudo criado na mesa da cozinha, nos fundos do salão de Angelo! “Cosméticos convencionais não funcionavam para mim, então tive que criar os meus próprios”, disse Toskan. Os produtos, altamente pigmentados e coloridos, eram oferecidos a amigos do mundo fashion e foram rapidamente ganhando fãs.

O sucesso fez com que Toskan (Diretor Criativo) e Angelo (Diretor de Marketing) investissem pesado na marca. Dizem até que eles tiveram sérios problemas com os bancos e, para poder continuar com o desenvolvimento dos produtos, venderam tudo que tinham. Mas o negócio já estava consolidado de um jeito que em cerca de um ano, a M.A.C mudava-se da cozinha de Ângelo para uma verdadeira fábrica. Isso aconteceu principalmente pelo modo incomum e inovador da marca de anunciar e vender seus produtos. Totalmente de vanguarda, a M.A.C atingiu tanto os profissionais de moda/beleza quanto os consumidores, por causa da sua aura fashion e pela atitude “all sexes, all races, all ages”. Segundo Toskan, havia uma imagem da bela modelo branca, novinha, que era enfiada goela abaixo dos consumidores. Não era isso que eles concordavam. De forma que o primeiro porta-voz da M.A.C foi a drag queen RuPaul. Detonando com o estereótipo, né?. Fora isso, nos primórdios a M.A.C valia-se da propaganda boca-a-boca e dos preços baixos (não dá nem pra acreditar, né?), rompendo também com o padrão de publicidade da época – propaganda massiva e brindes – e investindo no bom atendimento (os employees das lojas M.A.C são mais maquiadores do que vendedores).

Em 1991, a M.A.C abriu sua primeira loja em Nova Iorque, e começou a enfrentar coisa de gente grande. A enorme demanda, o tempo gasto com problemas estruturais da companhia e até vendas na Ásia pelo mercado negro (naquela época, só vendiam para o EUA e Canadá), fizeram com que Toskan e Angelo associassem a M.A.C a Estée Lauder, vendendo 51% de suas ações àquela companhia. Enquanto sobraria tempo para desenvolvimento de novos produtos, a poderosa Estée Lauder cuidaria da internacionalização da marca e dos negócios. Tudo estava perfeito.

Até que, em 1997, Ângelo morre durante uma cirurgia, em decorrência de complicações cardíacas e em 1998, Toskan vende o restante da empresa à Estée Lauder e deixa o cargo de Diretor Criativo da empresa que criou e fez crescer.

Nos últimos dez anos, a M.A.C lançou mais de 160 tons de batons, 150 de sombras, 60 de blushes, fora os demais produtos por disponibilizados, alcançando a impressionante soma de mais de 500 milhões de dólares por ano com vendas em 46 países!

Ao que parece, Frank Toskan hoje vive no Canadá e participa da Toskan Casale Foundation, fundação filantrópica criada pela irmã de Frank, Julie, e seu marido Vic Casale (aquele do começo da MAC). Ele também foi o idealizador da ação social MAC AIDS Fund, vinculada a campanha de batons VIVA GLAM.

É uma história incrível, né?! Adorei e espero que vocês também tenham gostado!

Bjos!!!

Links aqui, aqui, aqui, aqui e aqui! Todos em inglês, girls! Sorry!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
"Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve e a vida é muito bela para ser insignificante."
(Charles Chaplin)

  © Blogger Template by Emporium Digital 2008

Back to TOP